"Oh migo, não pode fumar aqui"

Foi hoje aprovado um decreto de lei que vem banir o consumo de tabaco em locais publicos
(Bares, Discotecas, Lares, qualquer local de trabalho com ambiente fechado, etc, etc...).
Esta nova lei entrará em vigor daqui a seis meses, pondo Portugal no conjunto de países com legislação mais restritiva.
Só excepcionalmente, se poderá fumar em locais publicos, nos transportes ferroviários e de aviação com viagens de duração superior a 1 hora
(como já se faz actualmente).
Pais Clemente, presidente do Conselho de Prevenção do Tabagismo, em defesa do fumador passivo, confedenciou ontem á Agência Lusa: "Merecemos as melhores condições possíveis para viver e respirar".
Segundo as estatisticas nacionais, os jovens
(dos 12 aos 15) cada vez mais cedo começam a fumar.
Isto porque é proprio da flor da idade - a tal coisa do experimentar, ou porque é moda, ou para se sentirem superiores, adultos...
Nestas estatisticas consta também o decrescimo dos fumadores activos masculinos, ao contrário dos activos femininos que como os jovens veem a subir gradualmente.
Ora meus amigos, sem duvida que isto melhorará gradualmente a qualidade de vida dos portugueses, mas, o que se torna confortavel para os fumadores passivos vai decerto desconfortar os fumadores activos.
Na minha opinião quem ficará a perder com isto serão os Cafés, entre outros estabelecimentos, com o facto de um fumador activo querer tomar o seu cafézinho ou a sua bicazinha acompanhado de um cigarro já não poderá faze-lo, senão mesmo lá fora.
Isto porque, actualmente não há muitos meios ou espaços destinados ao consumo de tabaco. Os que existem, na minha opinião, parecem mais como uma "casa de chuto", onde se aglomeram pessoas todas ao mesmo tempo a fumar quando há um intervalo para fumar, como já assisti numa empresa.
Temos 6 meses para tomar medidas e criar espaços reservados no proprio ambiente, isto é, em cafés, bares, discotecas, entre outros, e condições para fumadores activos e para os não consumidores de tabaco.
Esta nova legislação apenas prevê "áreas expressamente destinadas a fumadores" nos locais de trabalho e lares, desde que tenham ventilação separada ou sejam mantidos sob pressão negativas e directamente ventiladas para o exterior por sistema de exaustão.
Falando agora na propaganda contra o tabagismo impressas nas embalagens do tabaco.
As mensagens como "Fumar mata", "fumar pode ser causa de uma morte lenta e dolorosa", "fumar causa o envelhecimento da pele", entre outras, não causaram qualquer impacto sobre os fumadores activos porquê??
Porquê?? Acham mesmo que quem fuma não sabe que o tabaco faz mal á saúde, provocando cancros ou problemas respiratórios? Claro que sabem! E não é com imagens de orgãos humanos afactados pelo tabaco nos dito cujos, que vão mudar a mentalidade das pessoas. Isto porque, mais uma vez, os fumadores sabem dos maleficios para a saude que o tabaco possa causar!
Na minha opinião, uma medida que decerto deterá o consumo e tabaco descendo os gráficos estatisticos de percentagem de fumadores, é nada mais nada menos que a subida dos preços em 100%.
Mas isto não se faz porquê??
Porque, uma medida destas não convém nada ao nosso governo, uma vez que o imposto atribuído a cada embalagem ajudam em muito a encher os cofres do estado.